Xi Jinping vem ao Brasil para Cúpula do G20
O encontro está marcado para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta quinta-feira, 27, que o presidente da China, Xi Jinping, confirmou sua vinda ao Brasil para a Cúpula dos Chefes de Estado do G20. O encontro está marcado para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
“Xi Jinping confirmou que estará em novembro no Brasil, no G20. Depois, terá um encontro bilateral com o presidente Lula”, disse Alckmin em entrevista à CNN Brasil.
Espera-se a presença de líderes dos 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, será convidado, mas ele deverá mandar um representante do seu governo.
Putin é alvo de um mandado de prisão expedido em março de 2022 pelo Tribunal Penal Internacional. A Rússia não é signatária do estatuto da Corte, mas o Brasil, sim. Por isso, o presidente russo poderia ser detido ao desembarcar em território brasileiro.
Alckmin na China
Alckmin esteve na China durante quatro dias no começo de junho, onde encontrou o presidente Xi Jinping. A missão oficial gerou, segundo o governo, R$ 24,6 bilhões em concessões de crédito para o Brasil.
“Só de café foram vendidos 500 milhões de dólares. Em 2022, exportamos para a China 80 milhões de dólares [em café]. No ano passado, 280 milhões de dólares”, disse o vice-presidente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)