Wal do Açaí é única comissionada da Câmara defendida pela AGU em 8 anos
A Advocacia-Geral da União informou à Câmara que a única funcionária comissionada da Casa defendida pelo órgão nos últimos oito anos foi Walderice Santos da Conceição, conhecida como Wal do Açaí (na foto, entre Carlos e Jair Bolsonaro), informa a TV Globo...
A Advocacia-Geral da União informou à Câmara que a única funcionária comissionada da Casa defendida pelo órgão nos últimos oito anos foi Walderice Santos da Conceição, conhecida como Wal do Açaí (na foto, entre Carlos e Jair Bolsonaro), informa a TV Globo.
Funcionária do gabinete de Bolsonaro quando ele era deputado federal, Wal é defendida pela AGU num processo a que ambos respondem por improbidade administrativa, aberto por iniciativa do MPF-DF.
Segundo o G1, o deputado Elias Vaz, do PSB-GO, pediu à AGU mais informações sobre a atuação do órgão em favor de servidores comissionados da Câmara na Justiça. O órgão respondeu que, nos últimos oito anos, foram quatro os servidores comissionados da Casa que pediram e obtiveram a representação.
Os outros três funcionários citados pela AGU, porém, são servidores efetivos da Câmara ocupando funções comissionadas em órgãos da Casa. “A única dos quatro que atuava em gabinete parlamentar em cargo de confiança, sem vínculo ativo com a Câmara, era Walderice”, escreve o G1.
Segundo o MPF-DF, Wal, que tem uma loja de açaí perto de Angra dos Reis —onde Bolsonaro tem uma casa de veraneio—, nunca esteve em Brasília nos mais de 15 anos como contratada da Câmara e prestava serviços particulares para o atual presidente, o que configuraria desvio de finalidade. Ela e Bolsonaro negam irregularidades.
A Procuradoria também afirma que a atuação da Advocacia-Geral da União no caso é ilegal. A AGU alegou estar atuando “em estrita sintonia com o interesse público”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)