14.07.2022
“Vou dar a Zelensky a solução para a guerra”, diz Bolsonaro
Em agenda no interior do Maranhão, o presidente Jair Bolsonaro disse à CNN que irá conversar em breve com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Mais surpreendente ainda, o presidente brasileiro disse ao canal de TV que vai dar ao seu par a solução para a guerra entre aquele país e a Rússia...
Em agenda no interior do Maranhão, o presidente Jair Bolsonaro disse à CNN que irá conversar em breve com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Mais surpreendente ainda, o presidente brasileiro disse ao canal de TV que vai dar ao seu par a solução para a guerra entre aquele país e a Rússia, iniciada há quase cinco meses.
Disse Bolsonaro:
“A solução do caso – como acabou a guerra da Argentina com o Reino Unido em 1982? É por aí. A gente lamenta. A verdade são coisas que dói [sic], machuca, mas você tem que entender.”
Na guerra do Atlântico Sul, Buenos Aires e Londres lutaram por dois meses pelo controle da ilha a leste do litoral argentino, colonizada pelos britânicos como Ilhas Falkland mas requisitada pelos argentinos como Ilhas Malvinas. O ataque foi feito pela ditadura militar argentina, para recuperar o orgulho e credibilidade nacional. A derrota argentina foi estrondosa, e levou ao fim da ditadura no país um ano depois.
Bolsonaro – que é próximo do líder russo Vladimir Putin – enxerga no episódio de quatro décadas atrás a chave para a invasão de Moscou à Ucrânia, iniciada em fevereiro. “Essa guerra tem causado transtorno não só para o Brasil. Brasil menos. É muito mais para a Europa”, disse Bolsonaro à CNN.
Assista: