Volkswagen anuncia investimento bilionário no Brasil com foco em carros híbridos
O valor será distribuído entre quatro fábricas brasileiras.
A Volkswagen revelou nesta sexta-feira (23) detalhes sobre os investimentos anunciados para o Brasil em fevereiro. De um total de R$ 16 bilhões destinados ao país, R$ 13 bilhões serão aplicados nas fábricas situadas no estado de São Paulo: São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos. Esta iniciativa marca o lançamento dos primeiros carros híbridos fabricados no Brasil.
O anúncio ocorreu na fábrica de São Bernardo do Campo, a primeira da Volkswagen no Brasil, com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Apesar de escassas, as informações reveladas pela empresa indicam que os investimentos serão usados até 2028, visando a produção de carros e motores inovadores.
Lançamento de carros híbridos da Volkswagen
Dentro desse montante de R$ 13 bilhões, a Volkswagen pretende lançar:
- Dois novos carros na fábrica de São Bernardo do Campo;
- Um novo carro na fábrica de Taubaté;
- Um novo motor na fábrica de São Carlos.
Um dos destaques será o A0 SUV, cujo lançamento está previsto para o início de 2025. Embora o nome do modelo ainda seja um mistério, alguns possíveis nomes incluem Tera, Teon, Taira, Therion, Copan, Copa e Hera.
O que sabemos sobre os SUVs híbridos?
A Volkswagen está finalmente focando em seus primeiros híbridos nacionais. Esses veículos serão produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo e poderão substituir os modelos Taos e Tiguan. Entre as novidades, estão dois SUVs de porte médio: um com estilo convencional e outro com design semelhante a um cupê.
O Tayron, por exemplo, será um dos modelos em destaque. Diferentemente da versão atual, que possui apenas cinco lugares, a nova variante contará com uma versão estendida de sete lugares, suplantando o Tiguan Allspace como SUV de maior capacidade.
Novo motor turbo híbrido da Volkswagen: o que esperar?
Na fábrica de São Carlos, a Volkswagen fabricará um novo motor híbrido, o 1.5 TSI Evo2, que substituirá o atual 1.4 TSI. Este motor faz parte da família EA211 e herdará muitos componentes de seu antecessor, mas com diversas melhorias para eficiência e consumo.
Além das alterações internas e ganhos em eficiência energética, o novo motor poderá ser eletrificado, contemplando versões híbridas leves (MHEV), híbridas plenas (HEV) e híbridas plug-in (PHEV). A expectativa é que essas variantes entrem em produção a partir de 2027.
Quais são as opções de motores híbridos?
Na Europa, a Volkswagen já oferece várias calibrações para o motor 1.5 TSI Evo2. As opções incluem:
- Apenas a combustão, 130 cv (não prevista para o Brasil);
- Apenas a combustão, 150 cv (substituirá o 1.4 TSI);
- Híbrido leve (MHEV), 150 cv;
- Híbrido pleno (HEV), entre 170 e 180 cv;
- Híbrido plug-in (PHEV), 204 cv;
- Híbrido plug-in (PHEV), 272 cv, com tração integral (AWD).
A combinação do motor 1.5 TSI Evo2 com o câmbio DSG de dupla embreagem é uma das apostas da Volkswagen. O câmbio automático de sete marchas proporciona trocas rápidas e uma condução esportiva, porém, sua manutenção pode ser delicada e dispendiosa.
Expectativas para o futuro da Volkswagen no Brasil
Ao longo dos próximos anos, a Volkswagen pretende se consolidar como líder na produção de veículos híbridos no Brasil. A combinação de novas tecnologias, motores mais eficientes e uma plataforma conhecida dos brasileiros, promete transformar o mercado automotivo nacional focando em sustentabilidade e inovação.
Com esses investimentos, a Volkswagen reafirma seu compromisso com o Brasil, a economia nacional e o futuro do transporte sustentável.
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