Vivemos tempos complexos e Judiciário deve estar aberto ao debate crítico, diz Toffoli
Em meio à mobilização para manifestações contra o Supremo Tribunal Federal e o Congresso, Dias Toffoli aproveitou um seminário sobre sistema penal para defender a necessidade de construção de consensos e diálogos diante de "tempos complexos"...
Em meio à mobilização para manifestações contra o Supremo Tribunal Federal e o Congresso, Dias Toffoli aproveitou um seminário sobre sistema penal para defender a necessidade de construção de consensos e diálogos diante de “tempos complexos”.
“Nós vivemos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, tempos complexos. Tempos nos quais as possibilidades de diálogo e de construção de consensos não podem esmorecer. Tempos nos quais as soluções para problemas complexos são, com constância, capitalizadas por respostas simplistas. E respostas simplistas para problemas complexos são, quase sempre, falsas respostas”, afirmou o ministro ao discutir dados sobre a redução da maioridade penal.
“Em tempos como esses em que vivemos, precisamos apostar, mais do que nunca, na capacidade do diálogo. Acreditar no debate de ideias, na produção de conhecimento, nas trocas entre as produções acadêmicas e as experiências profissionais”, completou.
Segundo o ministro, questões sociais complexas só serão realmente resolvidas quando foram discutidas as raízes desses problemas. “O Poder Judiciário brasileiro deve estar aberto ao debate crítico e deve ser permeado e atravessado pelos saberes produzidos por toda a sociedade, condição sine qua non para a realização do ideal de Justiça a que todos almejamos”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)