O vereador de Caxias do Sul Sandro Fantinel (Patriota; foto) discursou na Câmara Municipal nesta terça-feira (28) contra a contratação de baianos em vinícolas locais.
Fantinel fez a declaração ao criticar uma ação contra trabalho análogo à escravidão na vizinha Bento Gonçalves, a qual ele descreveu como “exagerada e midiática”.
“Com os baianos, que a única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor, era normal que se fosse ter esse tipo de problema. Deixem de lado aquele povo que é acostumado com Carnaval e festa para vocês não se incomodarem novamente, que isso sirva de lição”, afirmou.
“Foi uma escravidão tão grave, que além dos caras voltarem bêbados para o trabalho, teve vários desse mesmo grupo que não quiseram ir embora […] Se estava tão ruim a escravidão, como que alguns do próprio grupo não quiseram ir embora?“, acrescentou.
Fantinel ainda pediu em explícito: “Não contratem mais aquela gente lá de cima”.
Segundo o vereador, não há problemas em vinícolas com empregados argentinos, que são “limpos, trabalhadores e corretos”.
“Todos os agricultores que tem argentinos trabalhando hoje só batem palma. São limpos, trabalhadores, corretos, cumprem o horário, mantêm a casa limpa e no dia de ir embora ainda agradecem o patrão pelo serviço prestado e pelo dinheiro que receberam. Em nenhum lugar do Estado, na agricultura, teve um problema com argentinos“, afirmou Fantinel.
Assista ao vídeo: