Venezuela: Senadores aprovam convites para assessor de Lula e Mauro Vieira
Comissão quer ouvir o assessor especial do presidente Lula (PT), Celso Amorim, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado aprovou nesta quinta-feira, 8, dois convites para ouvir o assessor especial do presidente Lula (PT), Celso Amorim (foto), e para o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Eles serão questionados sobre a posição do governo brasileiro nas eleições da Venezuela.
Os convites foram aprovados de forma simbólica, após negociação entre o governo e a oposição. O colegiado ainda vai agendar uma data para a realização da audiência. Amorim e Mauro Vieira não são obrigados a comparecer.
Segundo Renan Calheiros (MDB-AL), presidente da CRE, existe um acordo para que Amorim seja ouvido na próxima quinta, 15. O assessor especial de Lula esteve na Venezuela para acompanhar a farsa eleitoral que decretou o ditador Nicolás Maduro como vencedor do pleito, mesmo diante dos questionamentos da oposição.
Apesar da falta de transparência na divulgação dos resultados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão controlado por Maduro, o assessor de Lula afirmou na semana passada que a oposição venezuelana “não consegue provar” a derrota do ditador.
“Não há dúvidas que, como outros, nós estamos decepcionados com a demora do Conselho Nacional Eleitoral em publicar os dados. Na medida, agora no momento em que estamos falando, talvez esteja havendo uma nova coletiva do CNE com dados novos, mas também a oposição não consegue provar o contrário. Ela consegue colocar dúvidas, mas não provar o contrário”, disse Amorim em entrevista à RedeTV!
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)