Variante do coronavírus encontrada no interior de SP já circulava em janeiro na capital
Pesquisa do Instituto Adolfo Lutz mostra que a variante do coronavírus chamada de P.4, identificada no interior de São Paulo, estava presente em praticamente todo o estado desde janeiro de 2021...
Pesquisa do Instituto Adolfo Lutz mostra que a variante do coronavírus chamada de P.4, identificada no interior de São Paulo, estava presente em praticamente todo o estado desde janeiro de 2021.
Na região da Grande São Paulo, por exemplo, essa variante representa atualmente 16% das amostras do vírus da Covid.
O Adolfo Lutz —que monitora os diferentes genomas do coronavírus em circulação— constatou que a presença da variante P.4 era mais antiga do que se supunha ao fazer uma reclassificação das amostras do vírus sequenciadas para o estado de São Paulo.
Agora, cerca de 20% das amostras antes classificadas pelo instituto como pertencentes à variante P.1, identificada primeiro em Manaus, correspondem na realidade à P.4.
Os cientistas ainda não sabem dizer se a P.4 é mais transmissível ou mais perigosa, embora ela carregue uma mutação presente na variante indiana. Por enquanto, ela não é considerada “variante de atenção”, como a P.1.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)