Uruguai vai abastecer o Rio Grande do Sul com energia
A decisão foi tomada depois do desligamento de subestações de energia elétrica no estado
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) começou nesta sexta-feira, 3, a importar energia elétrica do Uruguai para garantir fornecimento no Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada depois do desligamento de subestações de energia elétrica no estado, devido às fortes chuvas dos últimos dias.
O sistema interligado de energia tem uma conexão com o Uruguai por uma linha de transmissão, na fronteira do país com o Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério de Minas e Energia e o ONS, a importação foi programada para o período de 06h30 às 11h30 e de 14h às 19h30.
Na quarta, 1º, o ONS desativou a subestação de energia Nova Santa Rita, que faz a conexão com o sistema interligado nacional, por questões de segurança, depois do alagamento do pátio da unidade.
“Isso fragiliza a conexão entre os sistemas de transmissão e deixa os sistemas remanescentes sobrecarregados e mais suscetíveis a novas contingências que podem levar a cortes de cargas”, disse a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em nota.
Segundo a Aneel, na quinta-feira, 2, outras instalações importantes no estado haviam sido desligadas: linhas de transmissão Venâncio Aires/Cidade Industrial e Lajeado 2/Lajeado 3, além da subestação Candelária.
Número de mortes
O governo do Rio Grande do Sul divulgou um balanço atualizado no início desta tarde de sexta-feira, 2, revelando que o número de mortos decorrentes das chuvas que atingem o estado desde o início da semana aumentou para 37.
A tragédia afetou um total de 235 municípios. Além das vítimas fatais, o estado registrou 74 feridos e outros 74 desaparecidos. No total, 351.639 pessoas foram impactadas pelas tempestades em território gaúcho, com 23.598 desalojados e 7.949 abrigados em locais seguros.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)