Urgente: todos os alvos da operação que atingiu Ricardo Salles
Além de Ricardo Salles e Eduardo Fortunato Bim, são alvos da Operação Akuanduba o assessor especial do ministro, Leopoldo Penteado Butkienwicz, o superintendente de infrações ambientais do Ibama, Wagner Matiota, e mais sete servidores -- que também foram afastados dos cargos por determinação de Alexandre de Moraes...
Além de Ricardo Salles e Eduardo Fortunato Bim, são alvos da Operação Akuanduba o assessor especial do ministro, Leopoldo Penteado Butkienwicz, o superintendente de infrações ambientais do Ibama, Wagner Matiota, e mais sete servidores — que também foram afastados dos cargos por determinação de Alexandre de Moraes.
Como registramos há pouco, Salles teve afastados por determinação de Moraes seus sigilos telefônico, telemático, bancário e fiscal.
Ao todo, 160 policiais cumprem 35 mandados de busca e apreensão. A PF esteve nos endereços de Salles em São Paulo, Brasília e no Pará (gabinete operacional que ele montou).
A investigação apura crimes contra a administração pública (corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação de contrabando) praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro.
Além das buscas e do afastamento preventivo dos 10 agentes públicos do Ibama e do MMA, o ministro do STF determinou a suspensão imediata da aplicação do Despacho n. 7036900/2020/GAB/IBAMA, que relaxou as regras de exportação de madeira ilegal.
As investigações foram iniciadas em janeiro deste ano a partir de informações obtidas junto a autoridades estrangeiras noticiando possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira.
A PF informou que Akuanduba é uma divindade da mitologia dos índios Araras, que habitam o estado do Pará. “Segundo a lenda, se alguém cometesse algum excesso, contrariando as normas, a divindade fazia soar uma pequena flauta, restabelecendo a ordem.”
Confira a lista de todos os alvos:
Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente
Eduardo Bim, presidente do Ibama
Leopoldo Penteado Butkiewicz, assessor especial de Salles
Olivaldi Azevedo Borges, secretário-adjunto da Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente
Wagner Tadeu Matiota, superintendente de Apurações de Infrações Ambientais do Ibama
Olímpio Ferreira Magalhães, diretor de Proteção Ambiental do Ibama
João Pessoa Riograndense Moreira Júnior, diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas
Rafael Freire de Macedo, coordenador-geral de Monitoramento do Uso da Biodiversidade e Comércio Exterior
Leslie Nelson Jardim Tavares, coordenador de Operações de Fiscalização
André Heleno Azevedo Silveira, coordenador de Inteligência de Fiscalização
Artur Vallinoto Bastos, analista ambiental
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)