“Uma família imperial de origem plebeia”
Fernando Henrique Cardoso, em entrevista ao Estadão, falou sobre o uso das redes sociais por parte de Jair Bolsonaro e seus filhos...
Fernando Henrique Cardoso, em entrevista ao Estadão, falou sobre o uso das redes sociais por parte de Jair Bolsonaro e seus filhos:
“Eu acho perigoso. É abusivo, polariza. O Twitter facilita isso, o nós contra eles. Isso para a democracia não é bom. Os líderes de várias tendências não deveriam entrar nesse choque direto. Nós estamos assistindo ao renascimento de uma família imperial de origem plebeia. É curioso isso. Geralmente, na República, as famílias não têm esse peso. Quando têm, é complicado, porque a instituição política não é a instituição familiar, são coisas diferentes. Quando você tem a instituição familiar assumindo parcelas do jogo de poder, você leva o sentimento demasiado longe. O jogo de poder requer um equilíbrio estratégico, de objetivos e meios para se chegar lá. Quando a pura emoção domina é um perigo, porque você leva ao nós e eles: está do meu lado ou está contra mim?”
FHC, como sempre, está enganado. A internet é republicana. Ela pode até coroar as novas famílias imperiais, mas também degola – e com igual rapidez.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)