Uma briga de foice e martelo na ANP
A disputa pela Superintendência de Abastecimento dentro da ANP é, na verdade, uma briga entre o PCdoB e o PMDB...
A disputa pela Superintendência de Abastecimento dentro da ANP é, na verdade, uma briga entre o PCdoB e o PMDB.
Desde o primeiro governo Lula, o PCdoB exerce forte influência dentro da Agência. Haroldo Lima, quadro histórico do PCdoB, comandou a ANP entre 2005 e 2012. A influência do partido continuou sob a administração de Magda Chambriard nos governos Dilma.
Antes da chegada da nova diretoria, quem comandava a Sab era a diretoria de Aurélio Amaral. Também egresso do PCdoB, Amaral ocupava o cargo de superintendente da Sab até meados do ano passado.
Em uma jogada de mestre, quando o impeachment de Dilma começou a ficar mais provável, o PCdoB conseguiu promovê-lo a diretor, cargo que lhe dá mandato de quatro anos, com possibilidade de ser reconduzido por mais quatro. Ou seja, não pode ser demitido por, pelo menos, quatro anos.
Amaral permanece, portanto, na Agência, mas sua diretoria perdeu o comando da Sab. Para tentar contornar a disputa com o PMDB, Decio Oddone tirou a área de Amaral. Assim, nem Felipe Kury, apadrinhado pelo PMDB, nem Amaral, pelo PCdoB, ficaram com a superintendência desejada.
Mas a disputa pelo poder não acabou. Políticos são flexíveis. Têm grande capacidade de reacomodar seus interesses. E os diretores costumam fazer rodízio com as superintendências que compõem a Agência.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)