Uma amiga pessoal de Janja no TRF-3?
Lula nomeou a advogada Gabriela Shizue Soares de Araújo, do Prerrogativas, para o cargo de desembargadora no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo
O presidente Lula (PT) nomeou a advogada Gabriela Shizue Soares de Araújo (à direita na foto) para o cargo de desembargadora no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), em São Paulo. Doutora em direito constitucional, ela também é esposa de Emídio de Souza (PT-SP, à esquerda), deputado estadual e ex-prefeito de Osasco, coordenadora do grupo Prerrogativas e amiga pessoal da primeira-dama Janja.
A nomeação foi publicada nesta sexta-feira, 2, no Diário Oficial da União.
Ao Uol, o advogado Marco Aurélio de Carvalho, do Prerrogativas, admitiu que Janja e Gabriela são “muito amigas”.
Segundo o portal, o casal Emídio e Gabriela é um dos poucos que frequenta o Palácio da Alvorada, a residência oficial do presidente da República. Eles também estiveram no casamento de Lula e Janja, em 18 de maio de 2022.
Responsável por coordenar a campanha para incluir o nome de Gabriela na listra tríplice encaminhada a Lula, Marco Aurélio de Carvalho afirmou ao Uol, em matéria publicada abril de 2024, desconhecer “qualquer movimento da primeira-dama pela candidatura”.
Luiz Marinho emplaca desembargador
Além de Gabriela Shizue Soares de Araújo, Lula também nomeou para o TRF-3 o ex-secretário de Assuntos Jurídicos e Cidadania na Prefeitura de São Bernardo do Campo Marcos Moreira.
Moreira foi indicado pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), com quem trabalhou na cidade do ABC paulista.
“Creio que conheci o Marcos por volta de 2004 e, ao longo deste tempo, construímos uma amizade, uma relação duradoura, de muito respeito e carinho, edificada na luta do dia a dia”, disse Marinho em homenagem ao ex-secretário.
A escolha, diz o site, contrariou a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que articularam pela nomeação da advogada Verônica Sterman.
Apenas uma escolha por mérito
Além dos advogados Gabriela e Marcos, que entraram no TRF-3 nas vagas destinadas à advocacia a partir de listas tríplices entregues pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Lula também nomeou para o TRF-3 a juíza Louise Vilela Leite Filgueiras, da 8ª Vara Federal Criminal e de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores e crime contra o sistema financeiro de São Paulo.
Essa escolha foi por mérito.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)