Um dia depois, ainda não se sabe o que provocou apagão
Mais de 24 horas depois do problema, ainda não se sabe qual foi a causa do apagão que afetou 25 estados —só Roraima ficou de fora— e o Distrito Federal na última terça-feira (15)...
Mais de 24 horas depois do problema, ainda não se sabe qual foi a causa do apagão que afetou 25 estados —só Roraima ficou de fora— e o Distrito Federal na última terça-feira (15).
Nesta quarta (16), após uma reunião com técnicos e representantes do setor elétrico que durou cerca de cinco horas, o ministro de Minas e Energia do governo Lula (PT), Alexandre Silveira (foto), confirmou que o problema começou numa linha perto de Fortaleza (CE) operada pela Chesf, que é uma subsidiária da Eletrobras.
A informação de Silveira foi corroborada por uma nota da própria Eletrobras (leia aqui) e pelo ONS, o Operador do Sistema Elétrico. Tanto o ministro como a empresa de energia e o ONS, porém, frisaram que normalmente uma falha como essa não provocaria falta de energia na dimensão em que aconteceu.
“Essa falha em si não seria capaz de causar um evento de tal magnitude. Portanto, todas as possibilidades estão sendo avaliadas. Mais do que nunca, acho que é extremamente necessária a participação da Polícia Federal”, declarou Silveira.
O ministro acrescentou ainda que a “série de eventos” que levaram ao apagão vai ser detalhada pelo ONS.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)