Ubatuba tem chuva recorde para Março em 24 horas
Saiba mais sobre a chuva recorde em Ubatuba e as consequências devastadoras. Pontes destruídas, rodovias interditadas e cidades em alerta. Clique e conheça mais desse fenômeno meteorológico!
A cidade de Ubatuba, localizada no litoral norte de São Paulo, teve um recorde de precipitação no dia 7. Em apenas 24 horas, a cidade registrou 287 milímetros de chuva, o que representa praticamente a totalidade do volume esperado para o mês inteiro, que é de 311 milímetros.
Além de Ubatuba, outras cidades da região também foram fortemente afetadas pela chuva intensa. Em Caraguatatuba, por exemplo, diversos estragos foram relatados, com precipitação forte durante a madrugada, totalizando 88 milímetros em um período de 24 horas.
Ponte destruída e asfalto cedido
Os danos em Caraguatatuba incluem a destruição de uma ponte de madeira no bairro Cantagalo, utilizada por pedestres, e a interdição de uma das pistas da avenida Argentina Miranda do Nascimento, no bairro Rio do Ouro, após parte do asfalto ceder. Além disso, outros bairros da cidade registraram pontos de alagamentos.
Os rios Santo Antônio e Guaxinduba transbordaram e cerca de 200 pessoas tiveram suas casas invadidas pela água. A prefeitura está prestando socorro a duas pessoas que ficaram desabrigadas devido aos efeitos do temporal.
Rodovias interditadas e situação de emergência em Mongaguá
Em um comunicado, a Defesa Civil do estado de São Paulo informou que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está trabalhando para liberar o trecho interditado da Rodovia Oswaldo Cruz. A concessionária Tamoios relatou que a Serra Antiga permanece interditada sem previsão de reabertura, devido aos índices pluviométricos. A alternativa é a Serra Nova, que está funcionando em sistema de comboio, com sinalização de “pare e siga”.
A situação também é crítica na Baixada Santista, litoral sul de São Paulo. As cidades de Mongaguá e Praia Grande tiveram o Plano Preventivo de Defesa Civil alterado de “atenção” para “alerta” para a possibilidade de escorregamentos. Em Mongaguá, a prefeitura decretou situação de emergência.
Previsão do tempo para os próximos dias
Apesar do afastamento da frente fria do estado de São Paulo, a Defesa Civil alerta que o regime de chuvas deve continuar nesta sexta-feira (8). Modelos meteorológicos indicam risco de novos acumulados de chuva no litoral e no Vale do Paraíba.
As cidades de Cafelândia, Natividade da Serra e Ribeirão Preto também registraram chuvas significativas nos últimos dias.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)