Tuíte antes de julgamento de Lula foi “preventivo”, diz Villas Bôas
Em entrevista a O Globo, o general Eduardo Villas Bôas, ex-comandante do Exército, disse que o tuíte que publicou em abril de 2018, antes do julgamento do habeas corpus de Lula (que poderia evitar sua prisão), foi uma medida de "caráter preventivo"...
Em entrevista a O Globo, o general Eduardo Villas Bôas, ex-comandante do Exército, disse que o tuíte que publicou em abril de 2018, antes do julgamento do habeas corpus de Lula (que poderia evitar sua prisão), foi uma medida de “caráter preventivo”.
Na ocasião, Villas Bôas escreveu que o Exército “julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição” e “se mantém atento às suas missões institucionais”.
“Nessa situação que vive o Brasil, resta perguntar às instituições e ao povo quem realmente está pensando no bem do país e das gerações futuras e quem está preocupado apenas com interesses pessoais”, postou o general.
Segundo Villas Bôas, o tuíte não mudou o voto de nenhum dos ministros do STF.
“Sinceramente, não acredito que a ministra Rosa Weber tenha mudado o seu voto em função da minha declaração. Foi uma preocupação que se desencadeasse um processo de impunidade, que a palavra-chave desse tuíte foi impunidade. E também teve a intenção, primeiro de manifestar o pensamento do Exército e, segundo, também de conformidade com a vontade da população. Eu sabia que havia riscos desse tuíte, tanto que no dia seguinte o ministro Celso de Mello nos chamou de ‘pretorianos’. Eu sabia que alguma reação corporativa deveria haver e até achei que ficou barato”, disse o general.
E mais:
“Acho que risco de retrocesso institucional, pelo menos naquele momento, não havia, mas temia que aqueles acontecimentos desencadeassem uma instabilidade de ordem pública que, aí sim, pudessem levar para… Nós tínhamos na memória as manifestações de 2013, algo que esteve na iminência de fugir ao controle. Então, o Twitter teve um caráter preventivo.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)