Tucanos ‘anti-Datena’ divulgam manifesto em São Paulo
Ala que se opõe à cúpula nacional do partido apoia a reeleição do prefeito Ricardo Nunes; apresentador não descarta desistir de novo
Em mais um capítulo do racha do PSDB em São Paulo, tucanos que apoiam a reeleição do prefeito da capital, Ricardo Nunes, divulgaram nesta quinta-feira, 25 de julho, um manifesto em repúdio à candidatura do apresentador José Luiz Datena (foto), informa o Painel da Folha.
A candidatura de Datena é defendida pela cúpula do PSDB nacional. Como publicamos, na última quarta, 24, o presidente da sigla, Marconi Perillo, e o presidente do Instituto Teotônio Vilela, Aécio Neves, viajaram a São Paulo para se reunir com o apresentador; todos posaram juntos para fotos.
No manifesto “anti-Datena”, a ala tucana da capital paulista reclama de não ter sido consultada sobre a estratégia do partido no pleito municipal, acusa o diretório paulistano de autoritarismo e afirma que não reconhece no apresentador os ideais da social-democracia.
O texto tem cerca de cem assinaturas e é encabeçado por Renata e Tomás Covas, respectivamente mãe e filho do prefeito Bruno Covas, que morreu em 2021. Também o assinam Ricardo Montoro, filho do ex-governador Franco Montoro (1916-1999), e o ex-presidente do PSDB na cidade de São Paulo Fernando Alfredo.
Essa ala tucana pretende protestar durante a convenção do PSDB em São Paulo, marcada para este sábado, 27, e estuda lançar a pré-candidatura de Fernando Alfredo para concorrer com a do apresentador.
‘Candidatura irreversível’
Em entrevista a Wilson Lima no Meio-Dia em Brasília desta quinta, 25, Perillo afirmou que a candidatura de Datena é “irreversível” e que o apresentador receberá todo o apoio do PSDB.
“Ele nos afirmou categoricamente que está entusiasmado, animado, não só com a candidatura, mas com as boas possibilidades de vencer as eleições e fazer um bom governo na cidade de São Paulo”, declarou o presidente do PSDB nacional.
Perillo disse ainda que é “importante salientar (…) que o Datena não é político“. “É natural que uma pessoa como ele, conhecida no Brasil todo, respeitado, tenha algum tipo de desconfiança com relação aos partidos. (…) Mas hoje ele está seguro que, da parte do PSDB, não há qualquer atitude que não seja a de homologar a candidatura dele”, acrescentou.
Vai desistir de novo?
Nesta semana, para a surpresa de ninguém, o apresentador voltou a dar sinais de que pode desistir da disputa eleitoral em São Paulo.
“Se continuar essa sacanagem de que o partido está conversando com outras pessoas para colocar dentro do partido sem me avisar, eu não vou ser candidato. Se o Biden pode desistir a qualquer momento, por que eu não posso? Desde o começo, falei: se me sacanearam, eu desisto mesmo”, disse o pré-candidato em entrevista à Folha.
Logo depois, Datena compareceu ao podcast Flow e alegou que suas declarações foram mal interpretadas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)