“TSE está municiado para enfrentar fake news”, diz Fux
De Luiz Fux, ainda presidente do TSE, em seminário sobre o impacto social, político e econômico das chamadas "fake news", em Brasília, nesta quarta-feira, segundo o G1: "As eleições no Brasil serão um exemplo de higidez democrática, exemplo de moralidade e de ética na política brasileira. Para notícias falsas, nós precisamos de...
De Luiz Fux, ainda presidente do TSE, em seminário sobre o impacto social, político e econômico das chamadas “fake news”, em Brasília, nesta quarta-feira, segundo o G1:
“As eleições no Brasil serão um exemplo de higidez democrática, exemplo de moralidade e de ética na política brasileira. Para notícias falsas, nós precisamos de mais imprensa e mais jornalismo.”
O ministro afirmou que a difusão de notícias falsas causam “dano irreparável à candidatura alheia” e “poluem o ambiente democrático”; e declarou que o TSE “está municiado” para enfrentá-las, atuando na área de inteligência dos órgãos públicos e contando com apoio de marqueteiros, partidos políticos, MPF e PF.
“Mais importante para o TSE é atuar preventivamente do que repressivamente. Queremos que a sociedade brasileira, através do voto, dê uma demonstração de ética, de moralidade, de um voto acima de tudo consciente. Um voto consciente é um voto que se baseia na lisura informacional.”
E mais:
“Sempre deve haver uma checagem, não só leitura do título da matéria, mas o seu contexto e acima de tudo aquela checagem profunda antes do compartilhamento que acaba difundindo a fake news.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)