Trump nomeia ex-procuradora da Flórida após desistência de Gaetz
Pam Bondi vai herdar posto que seria do deputado Matt Gaetz após desistir da nomeação em meio a acusações de escândalo sexual
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou a ex-procuradora da Flórida, Pam Bondi, para a função de procuradora-geral do seu governo após o deputado republicano Matt Gaetz desistir da indicação, nesta quinta-feira, 21, em função de uma acusação de participar de um esquema de tráfico sexual.
Trump destacou a atuação de Pam Bondi no combate ao tráfico de drogas na Flórida:
“Pam foi promotora por quase 20 anos, onde foi muito dura com criminosos violentos e tornou as ruas seguras para as famílias da Flórida.
Então, como a primeira procuradora-geral mulher da Flórida, ela trabalhou para impedir o tráfico de drogas mortais e reduzir a tragédia das mortes por overdose de fentanil, que destruíram muitas famílias em nosso país. Ela fez um trabalho tão incrível que a convidei para servir em nossa Comissão de Abuso de Opioides e Drogas durante meu primeiro mandato. Nós salvamos muitas vidas!“, escreveu.
O senador republicano pela Flórida, Rick Scott, que estava cotado para ser o líder da maioria na Casa, comemorou a nomeação de Pam Bondi. Segundo ele, os dois “trabalharam por 8 anos para fazer a Flórida segura e espera ansiosamente traabalhar para manter a nação segura“.
A pressão sobre Gaetz
Gaetz justificou a desistência dizendo que a “confirmação da nomeação” atrapalhava a futura administração de Donald Trump:
“Não há tempo a perder em uma briga desnecessariamente prolongada em Washington, portanto, retirarei meu nome da consideração para servir como procurador-geral.”
“[O procurador-geral] de Trump deve estar no lugar e pronto no primeiro dia. Continuo totalmente comprometido em ver Donald J. Trump como o presidente mais bem-sucedido da história. Serei eternamente honrado pelo fato de o presidente Trump ter me nomeado para liderar o Departamento de Justiça e tenho certeza de que ele salvará a América“, escreveu
Trump, em uma publicação nas redes sociais, reconheceu a decisão de Matt Gaetz em ter desistido de seguir adiante para “não ser uma distração à administração”.
O histórico de polêmicas de Gaetz
Em 2023, o Departamento de Justiça, órgão para o qual ele havia sido escolhido por Trump para liderar, encerrou uma investigação sobre má conduta sexual de Gaetz com uma menina de 17 anos.
O órgão não formalizou nenhuma acusação contra ele.
Gaetz também passou pelo escrutínio do Comitê de Ética da Câmara, na qual foi investigado por uso indevido de registros de identificação estadual, presentes impróprios e uso indevidos de fundos de campanha.
Após revisão, ele também passou a ser investigado na Câmara por má conduta sexual e uso ilícito de drogas.
Entre os judeus, Gaetz também não goza de prestígio.
Antissemitismo?
O Comitê Judaico Americano disse que o congressista defende “teorias da conspiração antissemitas”:
“Em um momento de níveis históricos de antissemitismo, precisamos de alguém no comando do Departamento de Justiça que irá lidar com o antissemitismo — não vendê-lo”.“O histórico de comentários problemáticos de Matt Gaetz — incluindo perpetuar teorias de conspiração antissemitas — deveria ser desqualificante para qualquer um que esteja buscando ser o principal agente da lei dos Estados Unidos.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)