TRF-2 derruba decisão que permitia fechar lotéricas e igrejas
O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Reis Friede, derrubou decisão da semana passada do juiz Márcio Santoro da Rocha que permitia fechar as igrejas e lotéricas. Ele havia suspendido decreto de Jair Bolsonaro que incluía os estabelecimentos nas atividades essenciais que não poderiam fechar durante a epidemia do novo coronavírus...
O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Reis Friede, derrubou decisão da semana passada do juiz Márcio Santoro da Rocha que permitia fechar as igrejas e lotéricas.
Ele havia suspendido decreto de Jair Bolsonaro que incluía os estabelecimentos nas atividades essenciais que não poderiam fechar durante a epidemia do novo coronavírus.
Na nova decisão, o Reis Friede acolheu recurso da Advocacia Geral da União, que argumentava que a população pobre usa as lotéricas para pagar contas e sacar o Bolsa Família, e que as igrejas foram orientadas a evitar aglomerações.
O desembargador afirmou que decisões sobre o assunto cabem somente ao Executivo e ao Legislativo.
“Descabe ao Poder Judiciário se intrometer em considerações de ordem política, uma vez que seu compromisso é exclusivamente com a técnica, com a correta interpretação das leis, sejam substantivas ou processuais, e com o respeito à Lei Maior”, escreveu na decisão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)