Transmissão comunitária no Brasil “é questão de dias”, diz diretor do Ministério da Saúde
Apesar de o Brasil ainda não ter registrado nenhum caso de transmissão comunitária da Covid-19 -- entre pessoas que não viajaram nem tiveram contato com quem esteve no exterior --, isso deve ocorrer em mais alguns dias, disse hoje o diretor de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Júlio Henrique Rosa Croda...
Apesar de o Brasil ainda não ter registrado nenhum caso de transmissão comunitária da Covid-19 — entre pessoas que não viajaram nem tiveram contato com quem esteve no exterior –, isso deve ocorrer em mais alguns dias, disse hoje o diretor de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Júlio Henrique Rosa Croda.
“Não temos confirmação de transmissão comunitária, mas isso deve ser questão de dias porque existem diversos relatos de pacientes que são assintomáticos e possuem o vírus. Podem ou não transmitir a doença”, afirmou.
Segundo Croda, “quando você tem muitas pessoas assintomáticas, fica muito difícil identificar quem transmitiu para quem”.
Ao ser perguntado sobre o assunto, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi mais cauteloso. “Ainda não temos muitas respostas”, disse.
“Quando eu não consigo mais identificar a linha de transmissão, quando já não tem mais essa linha, é transmissão comunitária. […] Aí a gente começa a trabalhar em um outro cenário.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)