Tragédia no RS: número de mortos sobe para 161
De acordo com balanço divulgado às 9h pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 85 pessoas continuam desaparecidas e 806 ficaram feridas
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou nesta terça-feira, 21, que o número de mortos em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado subiu para 161. Na segunda, 20, eram 157.
De acordo com balanço divulgado às 9h, 85 pessoas continuam desaparecidas e 806 ficaram feridas.
Com 464 dos 497 municípios afetados, o estado contabiliza 581.633 pessoas desalojadas, entre as quais 72.561 estão em abrigos.
Nível do Guaíba
O nível do lago Guaíba voltou a baixar em Porto Alegre.
Conforme medição realizada às 7h15 pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas (Sema) e pela Agência Nacional de Águas (ANA), a cota está em 4,09 metros.
Na segunda, o nível estava em 4,31 metros e no domingo, 19, em 4,43.
Lixo e entulho
Com a redução do nível do Guaíba, o que se vê em Porto Alegre é um cenário de entulho e um forte odor de lixo espalhado pelas ruas.
Diversos pontos do centro da capital gaúcha estão repletos de colchões, móveis, sofás e outros objetos que foram destruídos pela enchente. As esquinas e fachadas dos prédios contam a triste história dessa tragédia.
Na rua Washington Luiz, por exemplo, a água chegou a atingir a marca de 1,5 metro do chão. Nesta segunda-feira, 20, moradores e funcionários de um bar começaram a remover o entulho enlameado das áreas afetadas, disse reportagem da Folha de S. Paulo.
Ruas de Porto Alegre tomadas por lixo
No domingo, 19, três comportas foram abertas com o objetivo de escoar a água de volta ao lago Guaíba, o que contribuiu para a secagem do centro da capital gaúcha. No entanto, as ruas da Cidade Baixa, bairro boêmio da cidade, também foram tomadas pelo lixo. A prefeitura já enviou caminhões para recolher parte dos resíduos deixados pela enchente.
A situação também não é diferente na rodoviária, que está fechada há algumas semanas. A água agora dá lugar à lama, que atinge o nível da calçada em algumas áreas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)