Tereza Cristina e o “boi bombeiro”
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse hoje a uma comissão do Senado que o boi é o "bombeiro do Pantanal" e que, com mais gado na região, as queimadas seriam menores...
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse hoje a uma comissão do Senado que o boi é o “bombeiro do Pantanal” e que, com mais gado na região, as queimadas seriam menores.
A ministra disse entender que o fato de o boi comer capim seco, material inflamável, ajuda a prevenir o alastramento do fogo.
“O boi é o bombeiro do Pantanal, porque é ele que come aquela massa do capim, seja ele o capim nativo ou o capim plantado, que foi feita a troca, é ele que come essa massa para não deixar como este ano nós tivemos. Com a seca, a água do subsolo também baixou os níveis. Essa massa virou um material altamente combustível”, disse a ministra, por videoconferência, em sessão da Comissão do Pantanal.
“Aconteceu o desastre porque nós tínhamos muita matéria orgânica seca que, talvez, se nós tivéssemos um pouco mais de gado no Pantanal, isso teria sido um desastre até menor do que nós tivemos este ano”, acrescentou Tereza Cristina,
A ideia do “boi bombeiro” vem sendo ventilada nos últimos meses por integrantes do governo.
Mas dados do IBGE e do Inpe compilados pelo site Facebook.Eco mostram não haver correlação direta nos últimos 20 anos entre as variações nos números de rebanho e de focos de calor no Pantanal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)