Terceirização como ponte para a sustentabilidade empresarial
Busca constante por eficiência e sustentabilidade nos processos, acelera atualizações no mercado contábil e empresarial frente às...
A busca constante por eficiência e sustentabilidade nos processos, acelera atualizações no mercado contábil e empresarial frente às constantes mudanças tecnológicas e regulatórias.
O Vice-presidente da Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa), Eduardo Luque, salienta a necessidade de encontrar meios de atender aos requisitos ESG (Environmental, Social and Governance) enquanto se reduz custos e amplia-se o faturamento.
Terceirização de processos internos para sustentabilidade empresarial
Luque destaca a estratégica do Business Process Outsourcing (BPO) – terceirização de processos internos de uma empresa por outra especializada na tarefa – como meio para atingir tais objetivos.
Setores como o da logística, utilizam frequentemente a terceirização, assim como áreas de apoio como a contabilidade, apuração tributária, folha de pagamentos, financeiro e tesouraria, TI e outras.
“O BPO é uma prática estratégica que pode proporcionar benefícios financeiros e operacionais, fundamental na promoção da sustentabilidade empresarial. Esse modelo tem se destacado por otimizar processos, reduzir custos e desperdícios além de melhorar a gestão de recursos financeiros e ambientais, equilibrando a empresa e aumentando sua capacidade de crescimento sustentável”, afirma o especialista.
BPO no cotidiano da empresa
Diferentemente da contratação tradicional de um time interno, o BPO foca na contratação de especialistas de uma outra organização, que irão atuar cotidianamente conectados aos processos contábeis do cliente.
Apesar de algumas empresas temerem o afastamento do contador ou demais especialistas da realidade da organização, Luque acredita que se a parceria for bem estabelecida, o profissional terá todas as informações necessárias para trabalhar como se fosse contratado tradicionalmente.
Sustentabilidade empresarial pelo BPO
Na gestão ambiental, o BPO não apenas reduz os custos operacionais, mas também minimiza o consumo de recursos, como:
- Espaço físico em escritórios
- Equipamentos
- Deslocamento de pessoas
- Papel
- Energia elétrica
Eduardo também destaca a digitalização de documentos e a geração de relatórios de impacto ambiental como ações relevantes para a sustentabilidade nesse setor.
Essa expertise permite que as empresas atendam aos requisitos legais e tomem medidas para minimizar seu impacto ambiental.
Benefícios na gestão de recursos financeiros
As BPOs trabalham com ferramentas tecnológicas de ponta e conhecimento especializado para identificar áreas de desperdício financeiro e desenvolver estratégias para a redução dessas despesas desnecessárias.
Essa análise aprofundada pode resultar em economia significativa de recursos, permitindo que as empresas invistam em outras frentes, incluindo iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.
Dessa forma, a expectativa é que o BPO desempenhe um papel cada vez maior no mercado, apoiando empresas em busca de crescimento sustentável.
As empresas que adotam essa abordagem podem avançar em direção a um futuro mais verde, promovendo uma cultura de responsabilidade corporativa e aumentando a capacidade de investir em outras áreas do negócio.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)