As chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo no último fim de semana são as maiores registradas na história recente do Brasil, informou o serviço de meteorologia MetSul a O Globo.
Em 24 horas, entre as 9h do sábado (18) e as 9h do domingo (19), a chuva somou 680 mm em Bertioga e 626 mm em São Sebastião, os lugares mais atingidos da região. Cada milímetro corresponde a um metro quadrado de água.
A título de comparação, o temporal em Petrópolis (RJ) que matou mais de 240 pessoas no ano passado somou 534,4 mm de água acumulados em 24 horas.
“A MetSul pontua que não necessariamente é a chuva mais volumosa já ocorrida no país, mas sim a de maior magnitude já registrada, conhecida e documentada com equipamentos modernos de meteorologia. Há, por exemplo, outro registro semelhante em 20 de junho [de] 1947, mas sem documentação científica preservada. O caso foi em Biritiba Mirim, também em São Paulo. Na ocasião foram registrados 622,5 mm”, escreve o jornal carioca.
Até agora, foram registradas 37 mortes com as chuvas no litoral norte, 36 em São Sebastião e 1 em Ubatuba. Há ainda 1.730 desalojados e 766 desabrigados.
Assista: