Temporal em Petrópolis foi mais intenso do que o registrado em 2011
O temporal que caiu ontem em Petrópolis (RJ) e deixou ao menos 71 mortos foi mais intenso do que o registrado em janeiro de 2011. Na ocasião, chuvas torrenciais causaram enchentes e deslizamentos de terra...
O temporal que caiu ontem em Petrópolis (RJ) e deixou ao menos 71 mortos foi mais intenso do que o registrado em janeiro de 2011. Na ocasião, chuvas torrenciais causaram enchentes e deslizamentos de terra na Região Serrana do Rio, afetando principalmente as cidades de Nova Friburgo e Teresópolis e causando 918 mortes.
O professor da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em drenagem urbana Matheus Martins afirmou à IstoÉ que o volume de água e a velocidade das chuvas foram muito maiores.
“Fazendo uma comparação com 2011, o posto com o índice mais alto registrou quase 282 milímetros em oito horas. Ontem, o posto do Alto da Serra registrou 221 milímetros em quatro horas. Além disso, a intensidade da chuva, que é a velocidade com que a chuva bate no solo, foi muito maior. A maior intensidade registrada em Nova Friburgo em 2011 foi de 88 milímetros por hora, a de Petrópolis, ontem, no posto do Alto da Serra, chegou a quase 200 milímetros por hora, uma intensidade muito grande”, disse.
Pelo menos 54 casas foram destruídas pelas chuvas de ontem e 377 pessoas foram acolhidas em abrigos improvisados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)