Temporal causa danos em 51 municípios do Rio Grande do Sul
O temporal que atingiu grande parte do estado do Rio Grande do Sul na noite de terça-feira, 16, deixou mais de 13,9 mil pessoas afetadas. Segundo a Defesa Civil estadual, 51 municípios reportaram ocorrências, sendo que uma pessoa veio a óbito na cidade de Cachoeirinha, região metropolitana de Porto Alegre...
O temporal que atingiu grande parte do estado do Rio Grande do Sul na noite de terça-feira, 16, deixou mais de 13,9 mil pessoas afetadas. Segundo a Defesa Civil estadual, 51 municípios reportaram ocorrências, sendo que uma pessoa veio a óbito na cidade de Cachoeirinha, região metropolitana de Porto Alegre.
Durante a última madrugada não foram reportadas ocorrências graves, também não houve registros de cheias nas bacias que estão sendo monitoradas.
O Vale do Caí, composto por 19 municípios e que estava em alerta, agora apresenta condição estável, sem previsão de inundação.
Em relação aos serviços básicos afetados pelo temporal, a concessionária de energia informou que 74% dos clientes já tiveram a luz restabelecida em Porto Alegre. Uma das seis estações de tratamento de água ainda está fora de operação.
Diante dos danos causados pelas fortes chuvas na capital gaúcha, o prefeito Sebastião Melo (MDB) decretou estado de emergência em Porto Alegre na quarta-feira (17). O decreto tem validade de até 180 dias.
Uma pessoa morreu e dez ficaram feridas por causa das fortes chuvas
Na cidade de Cachoeirinha, onde ocorreu o óbito em decorrência da queda de um telhado durante os fortes ventos. No total, dez pessoas ficaram feridas e 15 estão desabrigadas.
Até o momento, são 897 casas destelhadas, 60 carros danificados, 456 vegetais tombados, 156 postes atingidos e nove bairros sem energia elétrica.
Previsão do tempo para os próximos dias
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo de tempestade para boa parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta quinta-feira, 18.
De acordo com a Climatempo, há possibilidade de chuva a qualquer momento na faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já na faixa norte do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, a previsão é de tempestades, com ventos podendo chegar a 90 km/h em Santa Catarina.
No Paraná, o sol aparece pela manhã, mas a nebulosidade aumenta ao longo do dia, com pancadas de chuva previstas para a tarde de forma isolada.
Na sexta-feira, 19, o tempo continuará instável em toda a região Sul. A passagem de uma frente fria no sul gaúcho favorecerá chuva a qualquer hora. No oeste e litoral norte do estado é esperado chuvas passageiras, enquanto nos demais locais são previstas fortes pancadas de chuva.
Já no sábado, 20, o tempo deve ficar firme no centro-oeste do Rio Grande do Sul. A previsão de chuvas com trovoadas é apenas para o norte gaúcho. Em Santa Catarina e no Paraná, haverá nebulosidade e chuva a qualquer hora, com maior intensidade no leste dos dois estados.
No domingo, 21, o tempo permanecerá firme na maior parte do Rio Grande do Sul, com previsão de chuvas passageiras. No leste de Santa Catarina e no Paraná, ventos úmidos vindos do oceano favorecerão muita nebulosidade e chuva a qualquer hora. Nas outras áreas dos dois estados, são esperadas pancadas de chuva com trovoadas no final da tarde.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)