Tempestade com raios acorda Porto Alegre na madrugada
Muitos moradores foram despertados pelo som ensurdecedor dos trovões e pelos inúmeros raios que iluminaram o céu entre 3h e 4h da manhã,
Na madrugada desta terça-feira, 24, Porto Alegre foi surpreendida por uma intensa tempestade de raios e trovões.
Muitos moradores foram despertados pelo som ensurdecedor dos trovões e pelos inúmeros raios que iluminaram o céu entre 3h e 4h da manhã, como reportado pelo MetSul Meteorologia.
O fenômeno começou a se formar no início da madrugada dessa terça-feira, quando áreas de instabilidade se posicionaram sobre o Centro e o Sul da Lagoa dos Patos.
Nas horas seguintes, a instabilidade moveu-se gradualmente em direção ao Norte, atingindo a capital gaúcha por volta das 3h.
Formação das frentes quentes provocam tempestade de raios
Frentes quentes, como a que se desenvolveu no Rio Grande do Sul recentemente, costumam surgir quando uma massa de ar quente substitui uma massa de ar fria.
Este processo ocorre porque o ar quente, sendo menos denso, tende a se mover sobre o ar frio.
Esse tipo de frente é particularmente comum no Sul do Brasil, passando pelo Oeste, Sul e Leste do estado, impactando áreas como Porto Alegre e a região metropolitana.
Essa formação muitas vezes resulta em forte instabilidade atmosférica, caracterizada por intensas descargas elétricas e condições meteorológicas adversas.
Impactos das frentes quentes
As frentes quentes são conhecidas por causar muitos raios e granizo, especialmente no Rio Grande do Sul.
Embora vendavais possam ocorrer, eles são menos frequentes.
O granizo, em contrapartida, é um fenômeno recorrente, com registros de frentes que causaram granizo em mais de duzentas cidades do estado em um único dia.
Além do granizo, outro fenômeno comum em frentes quentes é a alta incidência de raios.
Áreas sob a influência dessas frentes frequentemente sofrem com descargas elétricas intensas e trovoadas.
Temperatura afeta a instabilidade
O mapa climático recente mostra que a temperatura a 1.500 metros de altitude (850 hPa) estava cerca de 10°C acima da média histórica no Rio Grande do Sul.
Atmosferas mais quentes são mais instáveis, resultando em chuvas intensas e temporais quando há precipitação.
Comportamento das tempestades
A atmosfera superaquecida contribuiu para a formação de células de instabilidade, resultando em nuvens carregadas que trouxeram tempestades elétricas, ventos fortes e chuvas intensas na madrugada em Porto Alegre.
Previsão do tempo para os próximos dias: Mais tempestades?
A MetSul Meteorologia alertou que esta semana apresenta um alto risco de temporais no Rio Grande do Sul, com chuvas intensas previstas para várias regiões do estado. Espera-se que a instabilidade se mantenha forte no Oeste e na Metade Sul até quarta-feira.
Já no Noroeste e Norte do estado, as altas temperaturas e a fumaça permanecem.
Nesta terça-feira, a Grande Porto Alegre ainda estará sob a influência de nuvens e fumaça, obscurecendo o sol.
O dia será abafado com temperaturas altas, especialmente no Norte da região metropolitana, onde os termômetros podem marcar até 30°C.
Esse calor pode gerar novas áreas de instabilidade, causando mais chuvas e temporais. Os ventos serão moderados, com possíveis rajadas fortes.
Para saber sobre a importância da previsão do tempo no seu dia a dia, clique aqui.
Fonte: MetSul Meteorologia
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)