Temperaturas acima da média até o fim do outono
As temperaturas devem ficar bem acima da média em estados como Paraná, oeste de São Paulo e oeste do Mato Grosso
Uma forte massa de ar seco instalada na região central do país continuará influenciando as condições climáticas até pelo menos o dia 20 de junho. De acordo com o Climatempo, o fenômeno conhecido como “veranico” deverá se estender além do previsto, mantendo as temperaturas acima da média para essa época do ano.
O veranico é caracterizado por um período de mais de quatro dias quentes durante o inverno ou outono, onde a temperatura permanece acima da média e o tempo se mantém seco, com poucas chances de chuva.
No entanto, esse fenômeno não deve ser confundido com ondas de calor, que além das altas temperaturas, trazem prejuízos à saúde e persistência do calor tanto durante o dia quanto à noite.
Quais estados vão ter temperaturas acima da média
Com a presença dessa massa de ar seco no Centro-Sul do Brasil, as temperaturas devem ficar bem acima da média em estados como Paraná, oeste de São Paulo e oeste do Mato Grosso.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nessas regiões as temperaturas podem ficar até 5 graus acima da média por até cinco dias.
No entanto, a previsão é que o calor amenize na transição para o inverno, especialmente no primeiro fim de semana da próxima estação, por volta do dia 23 de junho. Apesar disso, os meteorologistas projetam que o inverno será marcado por temperaturas acima da média, sem extremos de frio ou calor. Será um equilíbrio entre os dois, com uma tendência para mais dias quentes, mas ainda com períodos de frio ao longo da estação.
Fortes chuvas no Sul
Além disso, a massa de ar seco também trará mudanças para o Sul do país. Uma frente fria está prevista para se aproximar neste fim de semana, aumentando a chance de chuvas fortes no Rio Grande do Sul. No entanto, não há previsão de que esse sistema avance para os outros estados da região Sul ou para o Sudeste.
Essa condição climática pode causar novos pontos de alagamentos pontuais na região de Porto Alegre, principalmente no norte do estado. Porém, ainda não é possível estimar se o Guaíba atingirá novamente a cota de inundação.
Com a entrada de ar mais frio prevista para o final de semana, a umidade tende a aumentar e as temperaturas devem ficar mais baixas no estado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)