Temperatura deve despencar em SP no fim de semana
Uma frente fria está prevista para chegar ao litoral do Sudeste neste sábado, 18, pode provocar temporais e rajadas de vento de até 100 km/h na região. Essa mudança no clima será responsável por uma queda brusca na temperatura, que atualmente se mantém alta devido à onda de calor...
Uma frente fria está prevista para chegar ao litoral do Sudeste neste sábado, 18, pode provocar temporais e rajadas de vento de até 100 km/h na região. Essa mudança no clima será responsável por uma queda brusca na temperatura, que atualmente se mantém alta devido à onda de calor.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que a temperatura caia cerca de 13°C entre sábado e domingo, 19. Enquanto a capital paulista pode registrar uma máxima de 37°C no sábado, no dia seguinte a temperatura máxima não deve passar dos 24°C, com mínima de 19°C.
Essa queda na temperatura ocorrerá em função da combinação de chuva, nebulosidade e ventos frios de origem polar trazidos pela frente fria, explicou a meteorologista Josélia Pegorin, da Climatempo, para a Folha de S. Paulo.
O Inmet destaca que essa mudança no clima poderá provocar até mesmo queda de granizo em São Paulo, Triângulo Mineiro, faixa oeste e sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.
Diante disso, a Defesa Civil paulista emitiu um alerta para tempestades e rajadas de vento intensas em todo o estado de São Paulo, entre esta sexta-feira, 17, e domingo, 19.
A previsão para esta sexta-feira é de céu nublado com pancadas isoladas de chuva à tarde e à noite.
Já no domingo, segundo o instituto, os temporais podem se espalhar pela área central do país devido ao aumento da umidade pelo continente, padrão que, aliado à atmosfera quente, úmida e instável, contribui para essa condição climática.
Em virtude dessa mudança repentina no tempo, espera-se grandes volumes de chuva em São Paulo no domingo e na segunda-feira, 20, principalmente nas regiões centro-norte do estado, capital, região metropolitana, faixa litorânea e Vale do Paraíba, além do sul de Minas Gerais, Zona da Mata mineira e Rio de Janeiro.
Segundo o Inmet, o volume de chuva nessas áreas pode chegar a 80 milímetros em 24 horas e, pontualmente, ultrapassar os 100 mm.
A chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo na noite de quarta-feira, 15, e a nebulosidade, nesta quinta-feira, fizeram a temperatura cair um pouco, registrando apenas 31,7ºC, distante dos 38°C previstos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)