“Temo pelo financiamento das eleições por organizações criminosas”
De Gilmar Mendes ao Globo, sobre a interferência do crime organizado nas eleições: "Nós acabamos com o sistema de financiamento (empresarial) descolado do sistema eleitoral. O ideal era que...
De Gilmar Mendes ao Globo, sobre a interferência do crime organizado nas eleições:
“Nós acabamos com o sistema de financiamento (empresarial) descolado do sistema eleitoral. O ideal era que tivéssemos feito ajustes no sistema eleitoral, porque aí poderíamos adequar melhor o financiamento. Certamente, teremos um número elevado de candidatos, porque as coligações estão mantidas, e aí entra a questão do financiamento.
Eu temo muito pelo financiamento das eleições por organizações as mais diversas, inclusive as criminosas. Já temos casos de países em que o crime financia as eleições, como o México. No Rio, temos o problema do tráfico, das milícias, que é notório. Para colocarmos urnas nas favelas precisamos de blindados da Marinha. Portanto, a liberdade do voto está fortemente ameaçada.
Em São Paulo, já se fala que o PCC elegeu vereadores na Câmara da capital.
No Amazonas, a calha do (rio) Solimões vem sendo utilizada pelos traficantes e se diz que algumas prefeituras foram tomadas por eles.
No Maranhão, nós acompanhamos a situação de agiotas financiando as eleições, com dinheiro que viria do PCC.
Tudo isso é preocupante e não podemos querer que o quadro da política no Brasil, que já não é exemplar, se torne ainda pior.”
Nada disso é desculpa para se aumentar o fundão eleitoral, como quer Gilmar Mendes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)