TCU recebe denúncia por aumento de até 73% no salário de militares
Um pedido de apuração do deputado Elias Vaz (PSB-GO) ao Tribunal de Contas da União (TCU) aponta possível favorecimento de integrantes do alto comando da Marinha e da Aeronáutica a militares que receberam aumentos de até 73% no salário...
Um pedido de apuração do deputado Elias Vaz (PSB-GO) ao Tribunal de Contas da União (TCU) aponta possível favorecimento de integrantes do alto comando da Marinha e da Aeronáutica a militares que receberam aumentos de até 73% no salário.
Os reajustes são decorrentes de um curso de aperfeiçoamento, cujos percentuais de acréscimo aos vencimentos aumentaram com a reforma da Previdência dos militares. Esses cursos passaram a ser feitos por milhares de militares pouco antes de entrarem para a reserva.
Documentos do Ministério da Defesa indicam que 4.349 oficiais e suboficiais da Marinha concluíram o curso de Assessoria em Estado-Maior para Suboficiais entre os anos de 2019 e 2022. Desses, 48% foram transferidos para a reserva, tendo a base de cálculo da aposentadoria reajustada para cima.
Já na Aeronáutica, nos últimos quatro anos, foram concedidos 178.025 benefícios de curso. O número de militares ativos, inativos e pensionistas conforme dados do Portal da Transparência, no entanto, é de 148.968.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)