Tarcísio decreta emergência em 45 cidades por onda de incêndios
Na sexta, São Paulo bateu recorde nacional com mais de 2,3 mil focos de incêndio; apenas no sábado, mais 305 incidentes foram registrados
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, declarou situação de emergência em 45 cidades paulistas em razão da onda de incêndios florestais que atingem principalmente o interior do estado.
Na última sexta-feira, o estado bateu recorde nacional com mais de 2,3 mil focos de incêndio. Apenas no sábado, 24 de agosto, mais 305 incidentes foram registrados, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O decreto, assinado no sábado, vale por 180 dias e afirma que os focos de incêndio “resultaram em graves danos humanos, materiais e ambientais, além de significativos prejuízos econômicos e sociais”.
Segundo a Defesa Civil, 41 cidades paulistas estão com alerta máximo para queimadas e 25 enfrentam focos ativos de incêndio.
Tarcísio de Freitas também anunciou uma força-tarefa para conter as chamas. A ação, com o uso de aviões das Forças Armadas, será concentrada em Ribeirão Preto, que enfrenta o quadro mais grave.
Na manhã deste domingo choveu em Ribeirão Preto. Segundo a prefeitura, nenhum novo foco de incêndio foi identificado durante a madrugada.
“Todas as viaturas da Guarda Civil Metropolitana estão, agora, realizando o monitoramento das áreas afetadas pelos incêndios. Além disso, realiza patrulhamento preventivo nas áreas de mata que não foram atingidas pelo fogo”, afirmou em nota a prefeitura da gestão de Duarte Nogueira (PSDB).
As 45 cidades em situação de emergência são:
Águas da Prata, Alumínio, Amparo, Bananal, Bebedouro, Bernardino de Campos, Boa Esperança do Sul, Brodowski, Coronel Macedo, Dourado, Iacanga, Ibitinga, Itápolis, Itirapina, Jaú, Lucélia, Luís Antônio, Monte Alegre do Sul, Monte Azul Paulista, Morro Agudo, Nova Granada, Pedregulho, Piracicaba, Pirapora do Bom Jesus, Pitangueiras, Poloni, Pompeia, Pontal, Presidente Epitácio, Ribeirão Preto, Rosana, Sabino, Salmourão, Santo Antônio da Alegria, Santo Antônio do Aracanguá, São José do Rio Preto, São Luís do Paraitinga, São Simão, Sertãozinho, Tabatinga, Taquarituba, Torrinha, Ubarana, Urupês, Valentim Gentil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)