Sul do país terá tempo mais estável durante a semana
Porto Alegre e grande parte do Rio Grande do Sul se preparam para uma semana de clima mais estável após os fortes temporais que atingiram a região na semana passada.
Porto Alegre e grande parte do Rio Grande do Sul se preparam para uma semana de clima mais estável após os fortes temporais que atingiram a região na semana passada.
De acordo com a MetSul, uma massa de ar frio no oceano, associada a um centro de alta pressão atmosférica sobre o Atlântico, influenciará o tempo na capital gaúcha nos próximos dias, resultando em temperaturas mais amenas durante as noites. A expectativa é de tempo firme até sexta-feira, 26, com chuvas previstas apenas para o próximo domingo, 28, segundo a Meteoblue.
Chuvas intensas são esperadas em outras regiões do Brasil
Essa estabilidade contrasta com a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) em outras regiões do país. A Climatempo informa que esse sistema meteorológico, responsável por períodos prolongados de chuvas intensas, começará a se formar na terça-feira, 23, e terá atuação a partir de quarta-feira, 24.
A ZCAS é influenciada por fenômenos como El Niño e La Niña, que afetam a circulação dos ventos e o aquecimento ou resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial Central e Leste.
Nesta ocasião, a ZCAS estará posicionada mais ao norte do que o usual, afetando alguns estados da costa norte do Brasil. No entanto, isso não significa um padrão de tempo seco para os estados mais ao sul.
Quais cidades vão enfrentar mais chuvas
As áreas do sudeste do Amazonas, sul do Pará, norte de Mato Grosso e Tocantins, assim como partes do norte de Goiás, sul e oeste da Bahia, norte de Minas Gerais e Espírito Santo, receberão chuvas persistentes a partir de quarta-feira.
A previsão é de que essas chuvas continuem até segunda-feira seguinte, 29, com tendência de enfraquecimento da ZCAS a partir de domingo, 28. As regiões do litoral e sul da Bahia e o norte de Minas Gerais são as mais preocupantes nesse cenário, alerta a Climatempo.
Em relação a São Paulo, apesar de não estar dentro da área de influência da ZCAS, a atmosfera instável e outros fatores contribuirão para a formação de muitas nuvens sobre o estado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)