Sudeste terá refresco com chegada da frente fria após recordes de calor
Onda de calor atingiu principalmente Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
Com temperaturas ultrapassando os 39°C, o Rio de Janeiro bateu recorde de calor em 2024 e registrou, na última quarta-feira, 2, o dia mais quente do ano até o momento.
Mas a onda de calor não ficou restrita à capital carioca. Tanto São Paulo quanto Belo Horizonte também bateram seus próprios recordes de temperatura nesta data em questão.
O fenômeno meteorológico, que trouxe calor intenso para estas cidades, se deu devido a um sistema de alta pressão que afastou as nuvens, permitindo a incidência direta dos raios solares.
No entanto, a boa notícia é que uma frente fria já está avançando, prometendo tornar o clima mais ameno.
Frente fria afeta Rio de Janeiro e São Paulo
A entrada de uma nova frente fria está prometendo alívio para os cariocas e paulistanos.
No Rio de Janeiro, a mudança dos ventos, agora vindos do sul, trouxe um ar frio de origem polar, reduzindo os termômetros de 39,9°C registrados por volta das 13h.
Este fenômeno deverá causar chuvas que se prolongarão até sábado, mantendo a temperatura mais amena.
São Paulo também sentirá os efeitos dessa frente fria. Após ter igualado seu recorde de 36,7°C, estabelecido no final de setembro, a cidade agora se prepara para uma queda de temperatura..
Os ventos de origem polar vão predominar e a expectativa é de um tempo mais úmido e fresco a partir dessa quinta-feira, 03.
Impacto do calor em Belo Horizonte
Belo Horizonte não escapou do calor escaldante, registrando 34,8°C na quarta-feira, o maior valor do ano para a cidade.
Este foi um aumento em relação ao recorde anterior de 34,6°C em 27 de setembro. No entanto, ao contrário do Rio e de São Paulo, a frente fria não deverá trazer tanto alívio para os mineiros.
As previsões indicam que o calor continuará ao longo da semana, com temperaturas apenas ligeiramente mais baixas na sexta-feira, mas ainda acima dos 30°C.
O único alívio momentâneo deve ocorrer no sábado, quando os termômetros podem baixar um pouco.
Previsão do tempo para o dia de eleições
Com o domingo de eleições se aproximando, a previsão para o Rio de Janeiro e Belo Horizonte é de tempo ensolarado e temperaturas acima dos 30°C.
Os paulistanos, por outro lado, devem se preparar para um dia de calor, porém mais ameno que no início da semana.
A recomendação para os eleitores nessas cidades é sair preparados, vestindo roupas leves, usando protetor solar e se mantendo hidratados, especialmente se houver filas para votar.
Resumo dos recordes de calor
- Rio de Janeiro: 39,9°C em 2 de outubro de 2024;
- São Paulo: 36,7°C em 2 de outubro de 2024, igualando recorde anterior;
- Belo Horizonte: 34,8°C em 2 de outubro de 2024.
Apesar da onda de calor que atingiu os estados do Sudeste, a chegada da frente fria promete trazer algum alívio, pelo menos temporário, para as capitais Rio de Janeiro e São Paulo.
Ainda assim, é importante que a população siga as recomendações de saúde e conforto térmico e para saber sobre os impactos que a previsão do tempo tem no seu dia a dia, clique aqui.
Fonte: ClimaTempo
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)