Mais 245 denunciados pelo 8 de janeiro viram réus no STF
O STF formou maioria nesta segunda (15) para transformar em réus mais 245 denunciados por participação ou incitação aos atos de 8 de janeiro...
O STF formou maioria nesta segunda (15) para transformar em réus mais 245 denunciados por participação ou incitação aos atos de 8 de janeiro. Com isso, subiu pra 795 o número de pessoas acusadas de envolvimento na invasão às sedes dos três Poderes, ou seja, mais da metade dos 1.390 denunciados pela PGR.
Inicialmente, estavam sendo analisados nesse conjunto 250 denúncias, mas, devido a problemas técnicos no plenário virtual, cinco casos foram retirados de análise e serão retomados posteriormente. O julgamento, que ocorre em plenário, termina hoje. São 220 denúncias contra incitadores e autores dos atos golpistas e 25 denúncias contra executores do vandalismo.
Os denunciados são acusados dos crimes de: abolição violenta do Estado Democrático de Direito; associação criminosa armada; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima; além de deterioração de patrimônio tombado.
O relator, ministro Alexandre de Moraes, votou por abrir ações penais contra os acusados. Ele foi acompanhado por Dias Toffoli, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Edson Fachin.
Os ministros Nunes Marques e André Mendonça divergiram e votaram para restringir o número de réus. Os magistrados alegaram que não há provas contra os denunciados que foram presos em frente ao acampamento montado em frente ao QG do Exército de Brasília, que concentrava pessoas favoráveis a uma intervenção militar. Restam os votos de Luiz Fux e Luís Roberto Barroso.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)