SP com maior número de vacinas contra a dengue a vencer
Caso haja risco de sobrarem doses da vacina contra a dengue, os profissionais poderão aplicar nas pessoas de 4 a 59 anos
O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira, 18, a ampliação da faixa etária para receber a vacina da dengue em 11 estados brasileiros. Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, esses estados possuem doses próximas ao vencimento, que serão disponibilizadas para outras faixas etárias. São Paulo é o estado com o maior número de doses nessa situação.
De acordo com a pasta, está sendo realizado um levantamento para determinar a quantidade exata de doses em estoque. A medida foi tomada após a constatação de que ao menos 145 mil doses próximas ao vencimento estavam sobrando até a semana passada.
A decisão foi comunicada por meio de uma nota técnica enviada aos estados e municípios na quarta-feira. Secretarias de Saúde de São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Goiás, Amazonas e Rio Grande do Norte já afirmaram que seguirão a orientação do ministério e ampliarão o público-alvo da vacinação contra a dengue.
Vacina para pessoas de até 59 anos
A nota técnica recomenda que as secretarias priorizem a população entre 6 e 16 anos nessa ampliação. Caso haja risco de sobrarem doses mesmo após essa ampliação, os profissionais poderão aplicar nas pessoas de 4 a 59 anos. Anteriormente, a oferta da vacina estava restrita a adolescentes de 10 a 14 anos.
Essa recomendação é exclusiva para as vacinas que vencem em 30 de abril. A segunda dose da vacina está garantida.
Estas doses que estão para vencer fazem parte de um lote de 668 mil doses da vacina da dengue doadas ao governo por uma farmacêutica. Além disso, foram adquiridas outras 5,2 milhões de doses para 2025.
Vacinação nos estados
Segundo O Globo, o governo de São Paulo informou que ampliará a vacinação para o público de 6 a 16 anos nos municípios com doses que vencem no dia 30 de abril. Caso haja disponibilidade, essa estratégia poderá ser ampliada para o público de 4 a 59 anos.
No Distrito Federal, a Secretaria de Saúde já disponibilizou as doses da vacina para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Ainda restam cerca de 2,8 mil doses disponíveis na rede.
A Bahia também adotará a orientação do ministério e ampliará o público-alvo da vacinação até os 59 anos e 11 meses. No entanto, fica a critério de cada município decidir se irá ampliar ou não o público.
Além de garantir a segunda dose para todos que iniciarem o esquema vacinal, essa medida busca reduzir a incidência de dengue entre a população mais jovem e otimizar recursos, conforme avaliou a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana.
Os governos de Goiás, Amazonas e Rio Grande do Norte também seguirão a nota técnica e orientarão seus municípios a ampliar a faixa etária da vacinação para pessoas de 4 a 59 anos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)