Soraya já está em campanha para suceder Pacheco
Ex-candidata a presidente pelo União em 2022, Soraya Thronicke, agora no Podemos, deverá competir com Davi Alcolumbre (União-AP) ao cargo
A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS; foto) lançou, neste sábado, 9, a sua pré-candidatura à presidência do Senado. É a primeira parlamentar a fazê-lo — e bem, antes da hora, já que a escolha do sucessor de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) só se dará em 1º de fevereiro de 2025.
Segundo um comunicado do partido, o anúncio foi realizado durante evento do Podemos Mulher, em São Paulo, com mandatárias da legenda. A presidente nacional, deputada federal Renata Abreu (SP), criticou forças políticas “que há muito tempo dominam o Senado” e afirmou que começaria o movimento de organização de campanha.
“Porque a gente não vai abaixar a cabeça para senador nenhum. Porque a gente não vai sofrer pressão de governo nenhum, porque a gente não deve nada a ninguém”, disse Renata Abreu no evento.
Soraya agradeceu o convite e reforçou a importância da alternativa e do debate de ideias para a democracia. “A possibilidade da alternância de poder é saudável e ajuda a evoluir o debate para a presidência do Senado”, afirmou a senadora, que apresentou um projeto de lei para deduzir doações à causa animal do imposto de renda pessoa física (IRPF).
Como deve ser a eleição do Senado em 2025?
Soraya, que concorreu às eleições presidenciais pelo União Brasil em 2022, deverá concorrer contra o ex-colega de partido, Davi Alcolumbre (União-AP). Pacheco e Alcolumbre fazem uma dobradinha: presidente da Casa entre 2019 a 2021, Alcolumbre deu espaço a Pacheco, que cumpre o seu segundo mandato na presidência do Congresso Nacional.
Neste período, Alcolumbre comandou a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a principal da Casa. Agora, com a impossibilidade de concorrer a um terceiro mandato seguido, Pacheco prepara o terreno para a volta de Alcolumbre ao cargo, enquanto Pacheco deverá manter algum cardo de destaque em outra comissão,
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)