Sociedade de reumatologia desmente Yamaguchi sobre contraindicação para vacinas
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) publicou mensagem nesta terça (1º) desmentindo a afirmação de Nise Yamaguchi de que não pode tomar vacina contra a Covid por ser portadora de doença autoimune...
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) publicou mensagem nesta terça (1º) desmentindo a afirmação de Nise Yamaguchi de que não pode tomar vacina contra a Covid por ser portadora de doença autoimune.
A médica disse ontem à CPI da Covid não poder se vacinar por ter síndrome de Raynaud.
Sem citar o nome de Yamaguchi, a SBR publicou em suas redes sociais que “pacientes com doenças reumáticas (DR), incluindo artrite reumatoide, espondiloartrites, artrite psoriásica, lúpus eritematoso sistêmico, esclerose sistêmica (esclerodermia), Síndrome de Sjögren primária, miopatias inflamatórias e vasculites não representam por si só, qualquer contraindicação para receber qualquer vacina contra a COVID-19“.
A nota acrescenta: “Vale ressaltar que, todas as vacinas para COVID-19 disponíveis e aprovadas atualmente no Brasil são vacinas que não contêm componentes vivos, que não transmitem a doença viral e nem alteram o material genético. Essas vacinas podem ser usadas em pacientes com DR, bem como em pacientes recebendo medicamentos que influenciam o sistema imunológico. Além disso, não há razão, à luz das evidencias atuais, para contraindicar essas vacinas em pacientes com DR e pacientes tratados com medicamentos imunossupressores”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)