Sobe o número de municípios afetados pelas chuvas no RS
As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul já resultaram em 13 vítimas fatais, além de 12 feridos e 21 pessoas desaparecidas
De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira, 2), já são 147 municípios afetados pelas fortes chuvas, o relatório anterior registrava 139 cidades atingidas.
As tempestades já resultaram em 13 vítimas fatais, além de 12 feridos e 21 pessoas desaparecidas. Os danos também se estendem à população, com um total de 67.860 pessoas afetadas pelos temporais. Dessas, aproximadamente 9.993 estão desalojadas e 4.599 buscaram abrigo.
Números da tragédia
Entre os casos e desaparecimentos, oito foram registrados em Candelária, seis em Encantado, quatro em Roca Sales, dois em São Vendelino e um em Passa Sete.
Os números impressionam, assim como os volumes de chuva acumulados em algumas cidades. Até as 9h desta manhã, a cidade de Soledade (RS) registrou um volume acumulado de 246,2 milímetros de chuva em apenas 24 horas. Outros municípios também sofreram com as intensas chuvas, como Ibirubá (192,6 mm), Bento Gonçalves (184 mm), Serafina Corrêa (175,4 mm), Santa Rosa (171,6 mm) e Cruz Alta (153,2 mm). Esses dados são fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu mais um alerta de grande perigo para acumulados de chuva. A região metropolitana de Porto Alegre, noroeste e nordeste do Rio Grande do Sul, além de grande parte de Santa Catarina estão sob aviso. Segundo o órgão, há um risco iminente de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
Estado de calamidade
O governo do Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública por 180 dias devido às fortes chuvas que vêm desde os últimos dias de abril.
Segundo a deliberação, publicada em edição extra do Diário Oficial na noite da quarta, 1º de maio, os órgãos públicos do estado, em coordenação com a Defesa Civil, devem prestar apoio imediato aos mais de 100 municípios atingidos.
Ainda na quarta, o governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), conversou por telefone com Lula (PT) sobre as chuvas que assolam o território gaúcho. O petista anunciou que visitará o estado nesta quinta, 2.
“Amanhã vou pessoalmente ao Sul para verificarmos a situação e o trabalho conjunto dos ministros com o governo do estado”, publicou Lula no X, antigo Twitter.
“Relatei que estamos vivenciando uma situação de guerra no Rio Grande do Sul”, afirmou Leite, também no X.
“Reforcei que precisamos da participação efetiva e integral das Forças Armadas na coordenação deste momento, que é como o de uma guerra. Não temos um inimigo para ser combatido, mas temos muitos obstáculos para serem superados e precisamos da atuação das Forças Armadas”,
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)