Sleeping Giants dão as costas para a Câmara
Os deputados Júlia Zanatta (PL-SC), Bia Kicis (PL-DF) e Gustavo Gayer (PL-GO) convocaram para esta quarta-feira (20) uma audiência pública para discutir a atuação do grupo Sleeping Giants, que...
Os deputados Júlia Zanatta (PL-SC), Bia Kicis (PL-DF) e Gustavo Gayer (PL-GO) convocaram para esta quarta-feira (20) uma audiência pública para discutir a atuação do grupo Sleeping Giants, que pressiona empresas nas redes sociais sob a alegação de combater a desinformação. Nenhum dos representantes do grupo compareceu, contudo.
Não deram as caras Humberto Santana Ribeiro, identificado como sócio do Sleeping Giants na convocação da audiência, Leonardo de Carvalho Leal e Mayara Stelle. Eles nem sequer responderam ao convite para a audiência pública conjunta das Comissões de Comunicação e de Fiscalização Financeira e Controle.
“Para mim, isso é atitude de covarde. De quem dá o tapa e esconde a mão. Eles deveriam estar aqui, atendendo o pedido do parlamento, que é o representante da democracia e do povo brasileiro, e não supostamente falar em nome do povo brasileiro”, criticou o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS).
"Na verdade, esse Sleeping Giants atua justamente da forma que nos acusaram sempre: como uma milícia digital, tentando ser um poder moderador”, diz a deputada @apropriajulia na audiência convocada para debater a atuação do grupo. pic.twitter.com/00jIaYJVL9
— O Antagonista (@o_antagonista) September 20, 2023
Compareceu à audiência apenas o advogado da Jovem Pan, um dos principais alvos do grupo. José Frederico Cimino Manssur falou sobre o processo que a Jovem Pan abriu contra o Sleeping Giants “por injustos, infundados e ilegais ataques” do grupo.
“É uma campanha de desmonetização”, descreveu o advogado ao comentar as ações do grupo, “em que basicamente o Sleeping Giants se utiliza da recortes, trechos de opiniões de comentaristas para, de alguma forma, alegar que a Jovem Pan está cometendo desinformação”.
Na ausência dos representantes do Sleeping Giants, a audiência acabou se transformando numa sessão de desagravo à Jovem Pan e aos parlamentares de direita que se sentem prejudicados pela atuação do grupo.
O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) fez um apanhado de todas as manifestações do grupo sobre sua atuação enquanto parlamentar. Para a deputada Júlia Zanatta, “na verdade, esse Sleeping Giants atua justamente da forma que nos acusaram sempre: como uma milícia digital, tentando ser um poder moderador”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)