Situação do Fundo Amazônia é ‘tragédia’, diz embaixador alemão
O embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, disse que a situação do Fundo Amazônia, instrumento de desenvolvimento e proteção da região, é uma "tragédia" difícil de ser revertida...
O embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, disse que a situação do Fundo Amazônia, instrumento de desenvolvimento e proteção da região, é uma “tragédia” difícil de ser revertida, relata O Globo.
Witschel deu as declarações durante um debate sobre economia e ambiente no Centro Brasileiro de Relações Internacionais, o Cebri, no Rio.
“O fracasso do Fundo Amazônia será um torpedo no navio do acordo entre Mercosul e União Europeia, navio que está bem lento e já tem um pouco de água”, declarou o diplomata.
Administrado pelo BNDES, o fundo, cujos principais fiadores são Alemanha e Noruega, está há mais de um ano sem efetuar desembolsos –segundo O Globo, fechou 2019 com R$ 2,2 bilhões parados.
“Estamos esperando uma proposta séria do Ministério do Meio Ambiente sobre como continuar com o Fundo Amazônia. Tenho a impressão de que sobretudo a Noruega está de saco cheio”, afirmou Witschel.
O embaixador disse ainda que a Alemanha vai continuar a tentar dialogar com o Ministério do Meio Ambiente, de Ricardo Salles, mas já busca outros interlocutores dentro do governo –citou especificamente Tereza Cristina e Paulo Guedes.
“Se o governo [brasileiro] não conseguir lutar contra o desmatamento ilegal e reduzi-lo às taxas de 2017, acho que não tem nenhuma chance de ratificar [o acordo] na Alemanha. [Emmanuel] Macron e outros ficarão bem felizes com isso.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)