Sites do governo do RS estão fora do ar
A inundação no Centro de Tecnologia da Informação do governo estadual comprometeu o funcionamentos dos sites
O funcionamento dos sites e serviços online oferecidos pelo governo do Rio Grande do Sul está comprometido devido a uma inundação na sede do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Procergs) em Porto Alegre. A situação tem causado instabilidade nas plataformas, com falta de atualizações e indisponibilidade.
No portal oficial do governo estadual, a última notícia publicada foi em 6 de maio às 20h43 (foto abaixo), antes que o sistema de processamento de dados fosse desligado para evitar um colapso na rede. Já no site da Defesa Civil estadual, a última postagem ocorreu em 5 de maio às 20h32, com um alerta.
Canais para recebimento de doações
Durante a tarde desta terça-feira (7), a Secretaria de Educação publicou uma notícia informando sobre a ativação de canais para recebimento de doações via Pix, com o objetivo de auxiliar as vítimas das enchentes. No entanto, essa foi a primeira atualização desde o dia 4 de maio às 11h40.
Além disso, o portal de serviços do estado e os sites de secretarias como Fazenda, Logística e Transportes e Saúde estão inacessíveis.
Comunicado da Procergs
O desligamento do sistema já havia sido anunciado pelo próprio centro de tecnologia. Em comunicado oficial, a Procergs informou que, apesar dos esforços realizados nos últimos dias para preservar o Data Center da empresa e do Estado, a enchente em Porto Alegre atingiu proporções inéditas e invadiu o prédio da companhia em um volume que não pôde ser contornado.
De acordo com a Procergs, o desligamento dos serviços foi uma medida para preservar a infraestrutura e possibilitar a retomada das atividades no menor tempo possível. A empresa ressaltou que a interrupção é temporária e ainda não há previsão para normalização dos serviços.
Calamidade no Rio Grande do Sul
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou nesta terça-feira, 7, o número de mortos em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado para 90. Outros quatro óbitos ainda são investigados.
O estado registrou também 131 pessoas desaparecidas e 361 feridas.
Com 388 municípios afetados pelas chuvas, 203,8 mil pessoas estão fora de casa. Ao todo, são 48,1 mil pessoas em abrigos e 155,7 mil alocados em casas de parentes ou amigos.
Alerta vermelho para tempestades
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta vermelho nesta terça para tempestades em áreas do Rio Grande do Sul. O estado tem enfrentado fortes temporais desde a semana passada, e o aviso de grande perigo é válido até quarta, 8.
Segundo o Inmet, há possibilidade de chuva superior a 60 milímetros por hora ou maior do que 100 milímetros por dia e ventos superiores a 100 quilômetros por hora, além de queda de granizo.
Há também “grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)