Silveira tenta colar em Lula vitória de Fuad Noman em BH
Apesar do movimento de Silveira, Lula só declarou apoio à reeleição do Noman no segundo turno
Mais petista que os petistas, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD, foto, com o boné dizendo “Sou Lula”), tem feito de tudo para colar a vitória do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD, à direita), no presidente Lula (PT).
Após a reeleição de seu correligionário, Silveira afirmou que o resultado é uma “sinalização para 2026”.
“Quem ganha em Minas, ganha no Brasil. A vitória do Fuad é uma sinalização para 2026, quando o presidente Lula fará uma frente ampla em Minas Gerais e ganhará as eleições. O presidente Lula é uma necessidade do Brasil e só terá condição de entregar seu legado em 2030. Vamos trabalhar para construir esse palanque forte para Lula em Minas”, disse.
“Hoje é uma vitória da boa política, que elegeu Lula em Minas Gerais [em 2022]. Foi o único estado do Sudeste onde Lula ganhou. A mentira ficou do outro lado. Ganhou a sanidade”, acrescentou.
Quem Lula apoiou em BH?
Apesar do movimento de Silveira, Lula só declarou apoio à reeleição do Noman no segundo turno.
“O Fuad apoiou o presidente Lula (em 2022). Agora que foi ao segundo turno, já inclusive conversou com ele (o presidente). Lula reforçou o apoio ao nome do Fuad, que estará no segundo turno contra um ícone dessa extrema-direita. Ele (Lula) já tinha dito isso antes, que se Fuad fosse ao segundo turno, iria apoiar ele”, disse o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), em 7 de outubro.
No primeiro turno da eleição, Lula apoiou a candidatura do petista Rogério Correia, embora o apoio do chefe do Palácio do Planalto tenha sido pleiteado também por Duda Salabert (PDT).
PSD, o partido com mais prefeituras a partir de 2025
O PSD foi o partido que mais elegeu prefeitos em 2024.
Após as disputas nas cidades em que houve segundo turno, o partido de Gilberto Kassab, Alexandre Silveira e Fuad Noman terminou o pleito comandando 885 cidades. O MDB, de Baleia Rossi e Ricardo Nunes, vai administrar 853 municípios no ano que vem. O PP, de Ciro Nogueira, terá 746 prefeituras.
União Brasil terá 583 prefeituras, enquanto o PL de Jair Bolsonaro terá 516 e Republicanos outras 433.
O PT terminou as eleições de 2024 com 252 prefeituras.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)