Senai de Salvador começa ensaio clínico de nova vacina contra Covid
Começou nesta quinta (13), no Senai Cimatec, em Salvador, a primeira fase do ensaio clínico de uma nova candidata a vacina contra a Covid. O técnico de segurança Wenderson Nascimento Souza foi o primeiro a receber a candidata. Os...
Começou nesta quinta (13), no Senai Cimatec, em Salvador, a primeira fase do ensaio clínico de uma nova candidata a vacina contra a Covid.
O técnico de segurança Wenderson Nascimento Souza foi o primeiro a receber a candidata. Os ministros Marcos Pontes (Ciência Tecnologia) e João Roma (Cidadania) compareceram à cerimônia de início do ensaio clínico.
O ensaio foi autorizado pela Anvisa em agosto de 2021.
A nova vacina, batizada de RNA MCTI CIMATEC HDT, está sendo desenvolvida pela empresa americana HDT Bio, em parceria com o Senai Cimatec e a empresa Gennova Biopharmaceuticals, da Índia.
A primeira fase do ensaio vai recrutar 90 voluntários e serve para avaliar principalmente a segurança da vacina.
“Por que tem que fazer uma nova vacina se já tem várias vacinas sendo utilizadas?”, disse na cerimônia o infectologista Roberto Badaró, que conduz o ensaio no Brasil. “Primeiro, essa doença não acaba aí. As variantes que vão surgir e outros vírus que podem parecer justificam isso [a pesquisa]”.
Além do surgimento de novas cepas, Badaró também citou a perspectiva da necessidade de vacinação sazonal e a autonomia proporcionada pela produção nacional da vacina.
Segundo o Senai Cimatec, a HDT Bio fará a transferência de tecnologia ao Brasil.
Já o ensaio clínico da Versamune, a “vacina de Ribeirão Preto”, anunciado por Marcos Pontes com grande alarde há quase um ano, no dia do anúncio da ButanVac, ainda não começou.
Leia mais:
Anvisa autoriza estudo clínico de vacina da HDT Bio
Vacina anunciada por Pontes é desenvolvida em Ribeirão Preto por professor da USP
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)