Senador propõe criação de programa de “GPS” brasileiro
O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) protocolou nesta quarta-feira um projeto de lei (PL) que cria o Programa de Desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Posicionamento Global, o GPS brasileiro, inspirado em países que já possuem suas próprias plataformas...
O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) protocolou nesta quarta-feira um projeto de lei (PL) que cria o Programa de Desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Posicionamento Global, o GPS brasileiro, inspirado em países que já possuem suas próprias plataformas.
“Os americanos operam o GPS, os russos possuem o seu Glonass, os europeus têm o Galileo e os chineses lançaram o Beidou. O Brasil, por sua dimensão geográfica, importância geopolítica e pelos desafios em proteger e desenvolver a região amazônica, precisa garantir um sistema nacional de posicionamento e não ficar à mercê da vontade política de outras nações”, explica o parlamentar potiguar.
O PL prevê que o Estado promova e incentive a capacitação tecnológica, a autonomia e o uso seguro de sistemas de posicionamento global no território brasileiro. O acesso ao Sistema Brasileiro de Posicionamento Global será livre e gratuito para todos os cidadãos e instituições brasileiras, garantindo a igualdade de oportunidades e a disseminação do uso da tecnologia.
“Reconhecemos que essa é uma empreitada de longo prazo que demandará investimentos substanciais e contínuos, além de ponderações diplomáticas. No entanto, acreditamos que os benefícios de um sistema nacional reverberarão positivamente em diversos setores da economia e da sociedade ao longo do tempo, justificando e proporcionando retorno sobre os investimentos”, observa o senador.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)