Senado está “ávido” por discutir o fim da reeleição, diz Pacheco
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG, na foto), afirmou que o Senado está “ávido” para discutir o fim da reeleição para cargos do Executivo e defendeu que o tema seja debatido pelos senadores durante a apreciação da minirreforma eleitoral, já aprovada pela Câmara...
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG, na foto), afirmou que o Senado está “ávido” para discutir o fim da reeleição para cargos do Executivo e defendeu que o tema seja debatido pelos senadores durante a apreciação da minirreforma eleitoral, já aprovada pela Câmara, informa O Globo.
“Eu indago o instituto da reeleição no Poder Executivo: fez bem ao Brasil? A minha percepção é de que não foi bom para o país. Quando se coloca no colégio de líderes, todos tendem a acreditar que o fim da reeleição seja bom para o Brasil”, disse Pacheco, que participou nesta segunda-feira (25) de uma conferência da Federação Interamericana das Empresas de Seguros, no Rio de Janeiro.
“Aquele mandatário que tem a oportunidade de governar e, por vezes, deixa de tomar medidas por vezes antipáticas em função da reeleição, pela perspectiva de ter votos (…). A reeleição acaba sendo um instituto que inibe a autonomia e o dever que tem o mandatário de tomar as decisões”, acrescentou o presidente do Senado.
O senador voltou a dizer que “não tem pressa” em pautar a votação da minirreforma, que precisa ser sancionada até o dia 6 de outubro para valer já nas eleições do ano que vem. Para frear o que chama de “estado eleitoral permanente”, ele também defendeu a discussão do alongamento de mandatos de quatro para cinco anos e um ajuste para que as eleições federais, estaduais e municipais ocorram de forma concomitante.
Presente ao mesmo evento no Rio, Luís Roberto Barroso, que assumirá a presidência do STF nesta quinta (28), disse que a defesa da segurança jurídica será central em sua gestão à frente do tribunal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)