Sem presença de Lula, Rui Costa assume a Casa Civil e faz acenos ao Judiciário e governadores
O ex-governador da Bahia Rui Costa assumiu nesta segunda-feira (2) a chefia da Casa Civil do governo Lula. A cerimônia ocorreu sem a participação do presidente Lula, que passa o dia em agenda com chefes de Estados no Itamaraty...
O ex-governador da Bahia Rui Costa assumiu nesta segunda-feira (2) a chefia da Casa Civil do governo Lula. A cerimônia ocorreu sem a participação do presidente Lula, que passa o dia em agenda com chefes de Estados no Itamaraty.
Durante o seu discurso, Costa fez vários acenos ao Poder Judiciário e aos governadores, alvos de intensas críticas e ataques de Jair Bolsonaro durante os últimos quatro anos. O novo ministro também fez acenos ao agro, setor que faz parte da base de apoio bolsonarista.
Na semana que vem, Costa pretende fazer a primeira reunião de trabalho com todos os demais ministros de Lula. Há a expectativa de que seja realizado também um encontro com os governadores.
“Vamos buscar diálogo om o Judiciário”, prometeu Costa. “O povo brasileiro votou no Lula porque quer paz. O Lula escolheu, e todos prestaram a atenção, no slogan do governo dele: ‘União e reconstrução’. Essas serão as duas palavras que simbolizam esse governo”, declarou.
“O mundo inteiro tem a expectativa grande do Lula e do Brasil”, disse.
“Vamos sair desse momento de paralisia completa. Não sabemos nem quantas obras estão paralisadas. Nem mesmo o ministério fim sabe dessa informação. Nós trabalharemos também para unir o setor agrícola brasileiro”, complementou.
Ciro Nogueira, que ocupou a Casa Civil nos últimos anos da gestão Jair Bolsonaro (PL), também não esteve presente. Ele deixou o cargo na sexta-feira última.
A posse foi marcada pela presença da ala baiana do PT : governador do estado, Jerônimo Rodrigues e o senador e futuro líder do governo na Casa, Jaques Wagner.
Rui Costa foi governador do Bahia por dois mandatos. Filiado ao PT, ele é próximo de Gleisi Hoffmann. A secretaria-executiva será Miriam Belchior, ministra do Planejamento na gestão Dilma Rouseff (PT).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)