Sem greve: Metrô de SP funciona normalmente nesta terça
Não emplacou a greve do Metrô gestada para esta terça-feira em São Paulo. Em assembleia realizada na noite de ontem (14), 78,8% dos metroviários votaram contra a paralisação. Assim...
Não emplacou a greve do Metrô gestada para esta terça-feira (15) em São Paulo. Em assembleia realizada na noite de ontem, 78,8% dos metroviários votaram contra a paralisação. Assim, os trens correm normalmente na capital paulista nesta manhã. Apenas a Linha 4-Amarela opera com velocidade reduzida na manhã desta terça, mas devido a uma falha elétrica.
O Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo informou que “diante do adiamento por 45 dias do pregão de terceirização da manutenção da Linha 15”, os funcionários do Metrô decidiram suspender a greve. Segue, contudo, o “estado de greve”. O sindicato atribuiu o adiamento do pregão à mobilização sindical.
Os metroviários alegam, sem base na realidade, que os planos de privatização do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para o transporte sobre trilhos de São Paulo vão piorar o serviço prestado aos usuários do Metrô. Na verdade, eles estão com medo de perder os empregos — apesar de o governador já ter dito que não devem ocorrer demissões, apenas o remanejamento de funcionários para outras atividades.
O plano estudado por Tarcísio prevê mudar o caráter do serviço público prestado nesse tipo de transporte. Em vez de atuar na operação, os funcionários atuariam em gestão de projetos e na ampliação da malha ferroviária no estado.
Justiça
Ontem, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) já havia concedido liminar para garantir o funcionamento do Metrô caso o Sindicato dos Metroviários promovesse a greve. “A decisão judicial determina o funcionamento de 70% dos serviços nos horários de pico (6h às 9h e 16h às 19h) e 30% nos demais horários, sob pena de multa diária de R$ 100 mil ao Sindicato se ela não for cumprida”, informou o Metrô.
Greve é suspensa. Continuam a mobilização e o Estado de Greve!
Dante do adiamento por 45 dias do pregão de terceirização da manutenção da Linha 15, assembleia decidiu por suspender a greve marcada para 15/8 e a manutenção da mobilização e do Estado de Greve. pic.twitter.com/ZVdT2zopnK— Metroviários(as) de SP (@Metroviarios_SP) August 15, 2023
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)