Sem condenar a Rússia, Bolsonaro oferece ajuda aos brasileiros na Ucrânia
Em seu primeiro gesto sobre a situação na Ucrânia, Jair Bolsonaro decidiu limitar-se a divulgar nas redes sociais uma espécie de serviço para os brasileiros que estão no país invadido por Vladimir Putin. O presidente brasileiro não menciona o conflito em si...
Em seu primeiro gesto sobre a situação na Ucrânia, Jair Bolsonaro decidiu limitar-se a divulgar nas redes sociais uma espécie de serviço para os brasileiros que estão no país invadido por Vladimir Putin.
O presidente brasileiro não menciona o conflito em si.
“Estou totalmente empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia. Nossa Embaixada em Kiev permanece aberta e pronta a auxiliar os cerca de 500 cidadãos brasileiros que vivem na Ucrânia e todos os demais que estejam por lá temporariamente”, diz a mensagem publicada na conta oficial de Bolsonaro.
“Solicita-se aos cidadãos brasileiros em território ucraniano, em particular aos que se encontrem no leste do país e em outras regiões em conflito, que mantenham contato diário com o governo brasileiro por meio de nossa Embaixada. Caso necessitem de auxílio para deixar a Ucrânia, devem seguir as orientações do serviço consular da Embaixada e, no caso dos residentes no leste, deslocar-se para Kiev assim que as condições de segurança o permitam”, continua o texto protocolar.
Antes, como noticiamos, Bolsonaro não tocou no assunto do conflito na Ucrânia nem no cercadinho do Alvorada nem em eventos públicos no interior de São Paulo. Em viagem recente a Moscou, o presidente disse a Putin que “somos solidários à Rússia”.
Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores do governo de Jair Bolsonaro divulgou uma nota oficial sobre a situação na Ucrânia.
Leia também: Bolsonaro é aconselhado a condenar invasão da Ucrânia, mas presidente resiste
A fala mais clara e firme até aqui partiu do vice-presidente, Hamilton Mourão: “O Brasil não concorda com a invasão do território ucraniano”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)